#Dicadobarata - Como fazer a embreagem durar mais?

Como fazer a embreagem da sua moto durar mais?

Quando o motociclista aciona a manete, uma alavanca interna atua para separar gradualmente os discos. Durante esse movimento, ocorre o atrito que promove uma desconexão gradual da energia do motor enviada à roda. Esse sistema completo é conhecido como embreagem.

Mas como fazer com que ela dure mais?

Um erro comum é não cuidar ou até maltratar a embreagem. Além de causar seu desgaste de forma prematura, o uso incorreto ocasiona mais gasto de combustível, reduz o desempenho e até faz com que o motor dure menos.

Para evitar que isso ocorra, temos algumas #dicasdobarata para você:

Dica 1

Se você, por preguiça ou desconhecimento, prefere deixar a mão apertando a manete de embreagem em vez de colocar o câmbio em ponto morto durante parada mais prolongada: evite. Sua embreagem terá um desgaste maior.

Dica 2

Adora cortar giro? Cuidado. É necessário arrancar de forma suave para não fazer a famosa “queimada de embreagem”. Quando fazemos a queimada muitas vezes, o material presente nos discos da embreagem tem um atrito exagerado e aumenta excessivamente a temperatura. Como os discos trabalham mergulhados em óleo na grande maioria das motocicletas, o resultado não será só desgaste, mas também a contaminação do óleo.

Dica 3

Outro pecado muito comum é não respeitar as especificações do óleo correta recomendada pelo fabricante. Se você quer manter a saúde do seu motor e consequentemente da sua embreagem, tome cuidado.

Dica 4

Mantenha sua moto cuidada, balanceada e verificada sempre. Procure um especialista para garantir que ela se mantenha sempre como nova. Se precisar de pneus, pode chamar a gente :)